Snowboard Tips : Equipamento

Big thumb 0 intro

Como escolher seu primeiro equipamento de snowboard

3 months Ago / Marcações: economizar, prancha, equipamento, botas de snow

Para o seu primeiro dia de snowboard você normalmente aluga a prancha e a bota, e as vezes até a roupa. Mas sendo snowboard um esporte muito viciante, logo depois de sair da pista você já fica pensando em como comprar o seu próprio equipamento. Nossas dicas são as seguintes:

ALUGAR vs COMPRAR

A compra de seu equipamento compensa para qualquer pessoa que pretende skiar mais de, digamos, 5 dias por temporada, cado ano. Se o seu vício com snowboard não se desenvolveu tanto, usar os equipos alugados fica mais em conta. Como efetuar a própria compra dos equipamentos veja nesse link, aki prosseguimos com as escolhas.

Image title

PRANCHA

As pranchas de snowboard são destinadas aos diferentes estilos (all-mountain, park, freeride) e são bem diferentes. Porém, nas suas primeiras duas temporadas você provavelmente não vai sentir diferença nenhuma. E só depois de aprender a andar que aí sim, vai entender qual prancha você quer e poderá escolher a melhor para o seu gosto. Assim não gaste com a primeira prancha de snowboard, guarda o din din para a segunda!

Sua primeira prancha pode ser qualquer uma, mas intacta e de tamanho razoável. Não tem nenhuma outra condição nela. Não se preocupe com uma prancha sendo muito dura ou muito mole, rápida ou para park. Tudo que você precisa é a integridade dela e o tamanho aproximadamente até o seu queixo.

Caso você tem um pouco de dinheiro livre já no primeiro ano, então escolha uma prancha all-mountain ou freestyle de tamanho seguindo essa tabela. Essas pranchas são mais macias, e normalmente de camber inverso (o que se chama de rocker) que diminui as consequências dos seus erros e permite que você ande com mais tranquilidade e prazer já no início.

Image title

BINDING - BOTA

Nós do ZR achamos que entre os binding/botas destinados aos diferentes estilos não tem taaanta diferença quanto entre as pranchas. Por tanto já no começo da sua carreira faz sentido investir em uma boa bota. Além das vantagens técnicas (o melhor sistema de cadarços, melhor prova d`água, etc) isso também proporciona um conforto muito melhor do que numa bota vagabunda.

Image title

A dica na escolha da bota é seguir seu gosto no exterior e seu bolso no preço (sem falar do tamanho, neh? veja aqui mais dicas de como fazer a escolha certa). Se for optar para uma bota usada, dê preferência a uma mais conservada, pois ate com todos os `tennis-pes’ modernos ainda existe uma possibilidade de encontrar os moradores indesejáveis e minúsculos nas botas usadas.

Teoricamente pode acontecer (bem raramente na verdade) que as botas não se encaixam muito bem em bindings, e para ter garantia contra isso, melhor os comprar juntos. Porém, hoje em dia os binding têm sistemas muito bacanas de ajuste e a probabilidade de acontecer isso é minúscula.

Comprar seus bindings usadaos não tem problema, não vai ter germes igual a uma boa. Presta atenção ao tamanho dos bindings (normalmente existem tres S,M, L) e o sistema de fixação (quer dizer número e posicionamento dos parafusos), deve corresponder aos da sua prancha (existem dois mais populares: 4 parafusos e EST, o canal por Burton). O resto fica a seu gosto e orçamento. Veja mais dicas aki.

ACESSÓRIOS / ROUPAS

Além das três camadas de roupa você vai precisar de:
- casco
- google
- luva
- cachecol (tipo tubo ou mask)
- meia de ski/snowboard.

Enquanto a última pode ser substituída por uma meia comum lisa e longa, o cachecol e as luvas fica melhor ter os especializados mesmo.

Image title

Dicas Relacionadas:

Comentários

Propaganda